Header AD

Fonte para GAME BOY Classic

Agora seus velhos carregadores de NOKIA terão alguma utilidade... Siga nosso tutorial!

Agora seus velhos carregadores de NOKIA terão alguma utilidade... Siga nosso tutorial!



Adquiri um GB Classic a pouco tempo, e não tinha muito conhecimento sobre seu hardware, olhando mais atentamente percebi a entrada pra fonte, e junto a sua especificação.

É Identificado a tensão de 6V(volts) e a polaridade(muito importante) que mostra o pino central como negativo e positivo como externo.

Ao mesmo tempo lembrei dos carregadores antigos de celulares NOKIA que eu tenho (sempre tentei achar alguma utilidade, mas nunca tive sucesso).
Os carregadores apresentam a Saída(Output)
de 5,7V e 800mA(miliampéres). 
Fiquei em dúvida sobre os 800mA e pesquisei fontes originais GB Classic, e encontrei valores que iam de 150 a 300mA, portanto não teria problema usa-los.

NOTA TÉCNICA: Exemplificando, caso um aparelho necessite de 10V, nunca utilize uma fonte com MAIOR tensão(voltagem). E se ele precisa utilizar 300mA, nunca utilize uma fonte com MENOR corrente(amperagem) e sim igual ou maior, sem limite de valor.

Verificando com um multímetro, os carregadores de celulares NOKIA tem a polaridade contrária ao do conector do GB Classic. Com isso, existem duas possibilidades:
  • Cortar o cabo no meio, descascar as pontas com um alicate ou estilete, inverter as cores, emendar e proteger com fita isolante;
  • Abrir o carregador, remover os fios da placa com um ferro de solda, inverter as posições, soldar novamente e fechar o carregador.
Como não me contento em ter pouco trabalho, escolhi a segunda opção. Vamos aos passos.

 Verificar no carregador NOKIA:
  • A tensão de saída é 5,7V?
  • A corrente é maior que 150mA?
  • O conector encaixa no seu GAME BOY? (não conecte de forma alguma na tomada agora, pois isso pode ocasionar danos ao seu aparelho, apenas teste o encaixe do conector)
Testando o conector... Sem problemas!

2º  Abrir o carregador:
  • Remover o único parafuso, do tipo "torx"(ou "toks") onde será necessário uma chave equivalente. Algumas pessoas utilizam chave de fenda bem pequena mas o desgaste do parafuso é inevitável;

  • E desencaixar na outra ponta carregador, como é possível ver na foto eu não consegui fazer isto adequadaente e acabei danificando os encaixes(e ainda não sei explicar como fazer corretamente);


3º  Inverter fios:
  • Remova o circuito de dentro da carcaça. Identifique a posição do fios para inverte-los. Para não se confundir faça uma marca para não haver duvidas na posição dos fios.
Eu marquei com uma caneta vermelha onde eu
deveria soldar o fio vermelho posteriormente

  • Remova os fios com o ferro de solda, inverta as posições e solde novamente.
Resultado após inverter os fios, conforme a marcação.


4º Testando:
  • Encaixe o circuito na carcaça, ainda não coloque o parafuso e tenha cuidado quando for tirar da tomada posteriormente. Encaixe o conector e teste... e Voilá!



NOTA: Sempre que você encaixar o conector, acontece "reset" no aparelho, não importando se ele esta com pilha ou não. Portanto se você estiver jogando com baterias, e em meio ao jogo resolver usar o carregador, NÃO O FAÇA... Pois perderá o andamento do jogo.

5º Finalizando:
  • Coloque o parafuso... e como os encaixes foram quebrados, eu utilizei uma fita isolante para substituí-los. E não esqueça de identificar esse carregador para que não seja usado em celulares pois pode danificar o aparelho.
 


Agora basta você aproveitar seu game com a nova modificação. Obrigado por prestigiar a postagem... E caso você tenha gostado do nosso tutorial, nos auxilie na divulgação do blog curtindo, compartilhando ou twettando... Isso nos ajudará a criar melhores conteúdos pra você!

(Fotos: Deyvid Pinzon)
Fonte para GAME BOY Classic Fonte para GAME BOY Classic Reviewed by Deyvid Pinzon on agosto 08, 2014 Rating: 5

Anuncio pós postagem

Tecnologia do Blogger.